Antes de tudo, a paixão. A mesma paixão que nos leva a formular desafios e a criar soluções para, assim, transformar o mundo em que vivemos em um lugar melhor, possível para todos. Uma escola é um espaço essencialmente coletivo.
Desde 1975, quando foi inaugurada, a Móbile pratica uma educação democrática e plural. Em nosso currículo, integramos diferentes saberes, coordenados por uma equipe pedagógica experiente, dedicada e como não poderia deixar de ser apaixonada e em constante desenvolvimento. Nesse sentido, nós nos orgulhamos das nossas metodologias de ensino-aprendizagem e dos nossos conteúdos didático-pedagógicos autorais de excelência comprovada, que equilibram, com atenção e responsabilidade, tradição e inovação.
Nossa realidade parece, a cada ano, transformar-se mais depressa, e, na Móbile, estamos atentos e preparados para acompanhar essas mudanças. Porque uma escola também é um espaço de juventude de ideias, de conceitos e de estratégias que manifestam o vigor, a curiosidade e a inquietação dessa juventude, essenciais às descobertas e à ampliação do conhecimento. É com essa disposição, amparada em uma sólida base acadêmica, que dialogamos com os avanços e as reinvenções da educação contemporânea.
No diálogo, também encontramos o princípio da relação que estabelecemos com cada estudante. Ao longo de toda a sua trajetória na escola, nossos educadores e educadoras oferecem uma orientação próxima e interessada no desenvolvimento pleno de cada aluno e aluna, tanto em termos acadêmicos como socioemocionais. Acreditamos que essa orientação é fundamental para a formação de pessoas críticas, responsáveis e capazes de elaborar e realizar seus próprios projetos de vida.
Um saber seja ele social, cultural, artístico, científico ou profissional é um produto do conhecimento; mas é um produto que se atualiza com o tempo, como a concepção que uma pessoa tem de si e do mundo e, também, como um móbile. Um móbile, cabe lembrar, é uma escultura cinética. É um objeto feito com movimento; que muda a todo momento, mas que permanece sempre em equilíbrio (dinâmico) e, portanto, em harmonia.
Na Móbile, trabalhamos, junto com toda a nossa comunidade, para despertar a paixão pelo conhecimento por sua concepção, sua aplicação e seu eterno desenvolvimento e para, assim, formar pessoas cada vez mais inquietas, mais realizadas e mais conscientes de suas responsabilidades e potenciais de transformação.
É essa a nossa maneira de construir um mundo melhor, possível para todos.
Escola Móbile - Saber em Movimento
Veja como aconteceu a nossa trajetória e quem são as pessoas que nos ajudaram a trilhar nosso caminho
ConheçaO início da história que começou na cabeça e no coração da educadora Maria Helena Bresser.
Nosso primeiro endereço...
Rua Escobar Ortiz, inspirada na ideia de equilíbrio dinâmico presente nas esculturas cinéticas de Alexander Calder (EUA), a Móbile é fundada com duas turmas: Infantil 3 e 4.
A Móbile é construída por pessoas com diferentes trajetórias de vida, visões de mundo e experiências acadêmicas e que são responsáveis por um projeto pedagógico humano, pático e contemporâneo.
Teacher, psychologist, Master and Doctor in psychology from University of São Paulo
Creator and founder of Móbile School
Maria Helena Bresser is one of the most important and active educators of the country, always relentless in the search for excellence and the appreciation of the science. Since she founded Móbile, in 1975, she has been at the forefront of the school in the constant formulation and reformulation of its curriculum (always attentive to the transformations of time and the world) and in pedagogical and social projects, inspiring the numerous teams she has formed over five decades. "At Móbile, we shape competent, cooperative, and prepared students to develop their life projects with happiness, in a world that, for them, will have no borders. We work so that their stories contribute to the construction of a more ethical, humane, and democratic reality, in which everyone can live with dignity."
Administrator from Getúlio Vargas Foundation and volunteer member of non-governmental social organization councils
Daily present in the political-pedagogical decision making of Móbile for almost 20 years, when he formally entered the school, Daniel Bresser has been contributing in the past two decades to the meaningful broadening of a complex project reach that started in 1975 by his mother, founder of the school. With his rare sensible management skills, responsible and attentive to the needs of his teams, Daniel proudly acts in an area where it’s possible to shape critical, cultured and ethical citizens that allow themselves to cross through contemporary and interfere in it. “The social role of participating in the construction of future leaders – humane, responsible, ethical and worried about the collective – is what moves and inspires me in this great project that is Móbile, projecting its perpetuation.”
Literature teacher, graduated and licensed in Portuguese and Linguistics, Master in Brazilian Literature from USP and author of didactic books distributed throughout the country
For over two decades, Wilton Ormundo has his life merged with the school he chose to help build. One of the main contributions of the educator was the creation of a consistent program for the construction of a rich “cultural library” in the life of his students, and also the improvement of the High School project in which he’s worked with for twenty years. To him, being at Móbile means to have the privilege of seeing the world happening right in front of you and with the possibility of shaping ethical people who’ll make the world a better and bigger place. “Those who work with education believe, more than in any other area, in the full human skill of transforming the world, making it better, thinking about future generations. This is the work that Móbile has been doing for almost 50 years and it marvels me.”
We develop our students’ skills and abilities which allow them to argue with consistency, curate and handle information, to transform them into critical knowledge.
We shape people who know how to work in groups, see the other and their particular needs, valuing the differences and communicating with proficiency, orally and written – essential skills for the work environment
Our students solve and propose problems because they know the local and world questions that cross through the contemporary world and, from early on, are invited to think about their life projects.
Our daily pedagogical practices shape respectful students who don’t fear obstacles and learn to manage emotions to deal with life complications in a healthy way.
Entender o mundo contemporâneo de maneira crítica, construir uma sociedade pautada na cidadania, na ética e no pertencimento, em que todos sejam bem-vindos(as), desejados(as), valorizados(as) e seguros(as), são objetivos importantesdo projeto educacional da nossa Escola há quase 50 anos.
A Escola Móbile é uma instituição que valoriza a pluralidade, por isso, desde 2021, tem ampliado de maneira significativa formações e ações Para uma Móbile Antirracista, apoiadas no desejo de construir uma comunidade inclusiva ecumprindo a Lei 10.639/03 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que versa sobre a necessidade de incluir nos currículos escolares da educacao basica as relações étnico-raciais e o ensino da história e cultura dos africanos e afro-brasileiros.
Esta frente de trabalho acontece em conjunto com a sua equipe de educadores(as), parceiros(as) da Móbile e com a comunidade escolar. Assumimos, assim, a nossa responsabilidade na educação antirracista como um objetivo coletivo, organizado em três pilares interconectados, de ações pedagógicas e educacionais: