Despertando o desejo de pertencer
O Ensino Fundamental busca formar cidadãos sem fronteiras, interconectados às múltiplas perspectivas contemporâneas − locais e mundiais − e capazes de compreender o outro e a importância dos valores democráticos.
Dos 6 aos 14 anos, uma série de transformações físicas e psicológicas ocorre nas crianças e nos adolescentes. Nessa importante etapa do desenvolvimento, planejamos vivências que privilegiam a formação de sujeitos sociais, sensíveis à construção de uma identidade coletiva, colaborativa e solidária, por meio da investigação de questões globais e de valores como respeito, justiça e responsabilidade.
Nossos alunos e alunas são estimulados a pensar e a construir soluções para situações-problema a partir do exercício do pensamento crítico, sistêmico e criativo e, também, de habilidades sociais e de comunicação que contribuem para a ampliação e consolidação de vínculos positivos.
Entre o Brasil e o Mundo
Uma língua é como uma ponte: sua aprendizagem é o primeiro passo para a experiência de um mundo sem fronteiras.
Toda língua guarda e cria um universo. Quando se conhece mais de um idioma com profundidade, muitas possibilidades se abrem. Em nosso projeto, o Inglês é a língua escolhida para ser a chave de acesso a outros mundos. Quanto maior o domínio que uma pessoa tem desse idioma, maiores e mais diversas serão suas possibilidades pessoais, acadêmicas e profissionais. Nosso programa bilíngue agrega ao reconhecido e celebrado projeto pedagógico da Móbile uma experiência única de aprendizagem.
Mais do que aprender Inglês, nossas crianças passam, de fato, a aprender em Inglês, uma vez que esse idioma é o meio de instrução de um conjunto de componentes curriculares que são estrategicamente selecionados. Desenvolvemos, portanto − a um só tempo −, importantes competências linguísticas em Inglês e também em Português, para formar pessoas fluentes e proficientes em ambas as línguas.
Nosso processo de alfabetização começa já na Educação Infantil e, mesmo no contexto bilíngue, é intencionalmente realizado - de forma estratégica - em Português, por meio de nossa reconhecida metodologia própria, desenvolvida a partir de inúmeras pesquisas realizadas pela psicóloga, diretora-geral e fundadora da Móbile, Maria Helena Bresser.
Conjugada à aprendizagem dessas duas línguas − essencial à formação de estudantes globais, mas também muito bem preparados(as) para compreender e transformar a realidade brasileira −, a grade horária em período integral do programa bilíngue da Móbile proporciona uma série de experiências importantes para a formação de cidadãos do século XXI, ligadas a diversas áreas do conhecimento.
Entre essas experiências, destaca-se a introdução ao Pensamento Computacional − um componente curricular que, na Educação Infantil, tem o objetivo de desenvolver as bases fundamentais do raciocínio lógico. Nesse contexto, o Pensamento Computacional articula competências importantes, como a decomposição de tarefas, o reconhecimento de padrões e os pensamentos algorítmico e abstrato para auxiliar nossos(as) estudantes na resolução criativa de problemas cada vez mais complexos.
Todas essas experiências garantem a excelência acadêmica e o crescimento socioemocional que, há quase 50 anos, caracterizam nossa proposta de educação.