Na Móbile, entendemos que, nos primeiros anos, tudo é aprendizagem. Por isso, criamos um ambiente rico e cuidadoso, no qual cada vivência convida os alunos e alunas a uma nova tomada de consciência. Por meio de jogos e outras ricas atividades lúdicas, as crianças aprendem enquanto se divertem e passam, desde o princípio de sua formação, a associar o conhecimento ao bem-estar.
A atenção ao tempo e às particularidades de cada criança também sustenta o nosso projeto pedagógico. Por isso, em todas as turmas, contamos com uma equipe de educadoras (atentas e especializadas) que orienta, individualmente, o desenvolvimento de cada aluno(a).
Esse acompanhamento individualizado contempla, também, o período de adaptação das crianças e de suas famílias. Nessa direção, não estabelecemos um prazo nem definimos um padrão; atuamos em diálogo com cada família para chegar ao melhor encaminhamento para a criança.
A parceria com as famílias garante o desenvolvimento pleno dos alunos e alunas. Aos poucos, nossos(as) pequenos(as) aprendizes se tornam cada vez mais seguros(as) e conscientes de suas decisões, e essa autonomia se estende às suas vivências em casa e fora da escola.
Marcada por encontros, afetos e descobertas, essa primeira experiência de Educação é essencial ao desenvolvimento social, emocional e acadêmico da criança - e, mais tarde, à formação de adolescentes e adultos(as) saudáveis, felizes, resilientes e preparados(as) para realizar seus próprios projetos de vida.
Toda língua guarda e cria um universo. Quando se conhece mais de um idioma com profundidade, muitas possibilidades se abrem. Em nosso projeto, o Inglês é a língua escolhida para ser a chave de acesso a outros mundos. Quanto maior o domínio que uma pessoa tem desse idioma, maiores e mais diversas serão suas possibilidades pessoais, acadêmicas e profissionais. Nosso programa bilíngue agrega ao reconhecido e celebrado projeto pedagógico da Móbile uma experiência única de aprendizagem.
Mais do que aprender Inglês, nossas crianças passam, de fato, a aprender em Inglês, uma vez que esse idioma é o meio de instrução de um conjunto de componentes curriculares que são estrategicamente selecionados. Desenvolvemos, portanto − a um só tempo −, importantes competências linguísticas em Inglês e também em Português, para formar pessoas fluentes e proficientes em ambas as línguas.
Nosso processo de alfabetização começa já na Educação Infantil e, mesmo no contexto bilíngue, é intencionalmente realizado - de forma estratégica - em Português, por meio de nossa reconhecida metodologia própria, desenvolvida a partir de inúmeras pesquisas realizadas pela psicóloga, diretora-geral e fundadora da Móbile, Maria Helena Bresser.
Conjugada à aprendizagem dessas duas línguas − essencial à formação de estudantes globais, mas também muito bem preparados(as) para compreender e transformar a realidade brasileira −, a grade horária em período integral do programa bilíngue da Móbile proporciona uma série de experiências importantes para a formação de cidadãos do século XXI, ligadas a diversas áreas do conhecimento.
Entre essas experiências, destaca-se a introdução ao Pensamento Computacional − um componente curricular que, na Educação Infantil, tem o objetivo de desenvolver as bases fundamentais do raciocínio lógico. Nesse contexto, o Pensamento Computacional articula competências importantes, como a decomposição de tarefas, o reconhecimento de padrões e os pensamentos algorítmico e abstrato para auxiliar nossos(as) estudantes na resolução criativa de problemas cada vez mais complexos.
Todas essas experiências garantem a excelência acadêmica e o crescimento socioemocional que, há quase 50 anos, caracterizam nossa proposta de educação.
A possibilidade de as crianças e os adolescentes permanecerem maior tempo na Móbile permite enriquecer ainda mais a formação deles. A seguir, destacamos alguns diferenciais do Programa Bilíngue em Período Integral:
Romper barreiras linguísticas constitui um passaporte fundamental para que nossos alunos e alunas possam sonhar e realizar os seus projetos de vida dentro e fora do Brasil.
Como fazemos isso?
Mais do que o ensino de Inglês, nosso Programa Bilíngue em Período Integral oferece uma educação que acontece em Inglês, que passa a ser língua de instrução para um conjunto de disciplinas. Assim, a aquisição desse idioma estrangeiro acontece por meio do desenvolvimento de importantes conteúdos curriculares, tais como Ciências Naturais e Tecnologia, Artes Visuais, Educação Física e Pensamento Computacional. Essa estratégia, somada a um maior número de aulas em Inglês, promove um domínio muito mais abrangente e profundo da língua, permitindo que nossos(as) estudantes construam competências de comunicação interpessoais e acadêmicas, como estudar, pesquisar, realizar apresentações orais e escritas.
Do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental, o estudo da língua espanhola como língua adicional (e não de instrução) permite que nossos(as) estudantes desenvolvam as habilidades de comunicação - compreensão e expressão oral e escrita - e ampliem seus conhecimentos acerca da cultura de países falantes do Espanhol, dentro e fora da América. Assim, na jornada do Ensino Fundamental, nossos alunos e alunas tornam-se proficientes não somente em língua portuguesa, mas também em Inglês e em Espanhol. Ainda, eles obtêm, até o final do Ensino Fundamental II, os certificados de Cambridge - FCE (First Certificate in English) ou CAE (Certificate of Advanced English) -, além do DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), emitido pelo Instituto Cervantes. Essas certificações são permanentes e abrem portas para que nossos futuros cidadãos e cidadãs se tornem globais, prontos para atuar em um mundo que não terá mais fronteiras.
Trata-se de um curso autoral da Móbile que carrega em sua trajetória o valor da cultura popular brasileira. Do Infantil 4 ao 4º ano do Ensino Fundamental I, o movimento e a música são tratados como linguagens integradas que permitem a ampliação da expressão por parte de nossas crianças.
Ampliando as experiências artísticas e socioemocionais de nossos(as) adolescentes, o currículo de Artes Cênicas, ministrado integralmente em língua inglesa, está presente nas duas séries finais do Ensino Fundamental II. No 8º ano, eles mergulham no universo do cinema e, no 9º ano, o teatro é protagonista de projetos autorais dos(as) estudantes.
Com a ampliação do tempo na escola, no período integral é possível que os alunos e alunas tenham acesso ao nosso exclusivo e inovador currículo de Letramento Digital e Pensamento Computacional. Saber consumir as tecnologias presentes nos dispositivos computacionais com proficiência e responsabilidade é a primeira camada do Letramento Digital, mas vamos além: desde as séries iniciais, nossos(as) estudantes desenvolvem o pensamento computacional a partir de quatro competências: decompor, reconhecer padrões, abstrair e escrever algoritmos (conjunto sequenciado de instruções). Pensar computacionalmente permite que nossas crianças e adolescentes sejam capazes de resolver problemas complexos e de criar soluções usando o computador como ferramenta.
Cada vez mais, o futuro está relacionado aos conhecimentos das ciências naturais e da tecnologia. Apoiando-se nas estruturas curriculares do NGSS (Next Generations Science Standards), os(as) estudantes compreendem conceitos da Biologia, da Química, da Física e da Terra e do Espaço e aprendem a pensar e a fazer ciência como se fossem cientistas. O maior número de aulas do período integral permite, ainda, que as crianças e os adolescentes utilizem todo o seu potencial criativo para a resolução de problemas concretos, aplicando conceitos e construindo engenhocas.
O currículo do Programa Bilíngue em Período Integral promove grande inovação ao realizar a integração das duas disciplinas que são marcos para o desenvolvimento humano no século XXI - Ciências Naturais e Tecnologia e Pensamento Computacional. A investigação científica, apoiada no pensamento computacional (no processo de resolução de problemas - relacionados a temáticas reais e de relevância para o desenvolvimento global), oferece a nossos alunos e alunas a oportunidade de compreender, analisar, definir, comparar e automatizar conhecimentos para solucionar problemas com eficiência a partir do uso da tecnologia.
Descubra o campus
do Infantil Programa Bilíngue - Período Integral
você está vendo:
Pedagoga e Mestre em Psicologia da Educação pela PUC-SP
Ao longo de mais de duas décadas de atuação, Tatiana Almendra dialoga com os pilares que sustentam a Móbile: a busca constante pela excelência, a concepção segundo a qual arte, ciência e autonomia moral são fundamentais na formação humana e nas tomadas de decisão e a defesa da democracia, do diálogo e da argumentação como bases para as relações. Tatiana contribuiu decisivamente para a formação da equipe pedagógica da unidade de período integral e para a construção e implementação do projeto pedagógico desse núcleo.
“Que nossos alunos e alunas tenham ferramentas necessárias (cognitivas, interpessoais e intrapessoais) para a construção de seus projetos de vida e que reconheçam o valor do outro nessa construção.”
Tatiana Almendra
Nosso Currículo Móvel expande a formação de nossos alunos e alunas, amplia sua “biblioteca cultural” e contribui para a construção de um projeto de vida ainda mais rico e diversificado.
Os Cursos Opcionais proporcionam às crianças a oportunidade de compor um percurso de aprendizagem personalizado e singular no contraturno de suas aulas curriculares.
Os diversos cursos e vivências que oferecemos no Currículo Móvel desenvolvem competências importantes, como as relacionadas aos movimentos e ao equilíbrio do corpo, à coordenação motora, à comunicação em diferentes linguagens, à diversidade de interações sociais e à ampliação de vínculos.
Complemente a experiência de seu(sua) filho(a) com cursos e práticas que desenvolvem competências e habilidades que vão da psicomotricidade à expressão artística e ao relacionamento interpessoal, passando pela introdução e pelo aprofundamento em novas tecnologias.
16h15 às 17h20
Liberdade e bem-estar. O novo Contraturno da Móbile é um programa especialmente pensado para expandira vivência escolar de nossos alunos e alunas do Infantil 2 ao 2º ano do Ensino Fundamental (2 a 7 anos).
A Escola Móbile - Programa Bilíngue faz parte da:
Programa Regular