Para se integrarem ainda mais ao mundo, ao qual estão inseridos, nossos alunos e alunas participam de vários projetos de ação comunitária que ampliam seus olhares sobre as diversas realidades sociais, fortalecendo o senso de pertencimento, a autoestima e a autoconfiança. Nossas ações comunitárias possibilitam a vivência de práticas democráticas e transformadoras.
Além de proporcionar desenvolvimento do protagonismo e autonomia, nossos(as) estudantes passam a reconhecer os próprios direitos e deveres como cidadãos(ãs); ampliam a capacidade de trabalhar coletivamente e de lidar com a diversidade, a diferença e o conflito. Eles(Elas) percebem que o conhecimento tem uma função social e não puramente individual.
Clube de Leitura
Alunos e alunas do Ensino Fundamental II se inscrevem para uma ação que envolve um intercâmbio cultural entre crianças e adolescentes que vivenciam diferentes experiências, com o propósito de desenvolver atitudes de solidariedade, respeito, cooperação e valorização da diversidade. Em parceria com a ONG, Casa da Amizade, semanalmente nossos adolescentes prepararam atividades vinculadas ao hábito literário, jogos e brincadeiras que possibilitam a ampliação do repertório cultural das crianças e jovens atendidos pela Casa da Amizade. Esses encontros acontecem em nosso campus, mas também na sede da ONG, localizada em Paraisópolis.
Exemplos:
Letramento Digital
O processo do letramento digital consiste na alfabetização e educação das pessoas no ambiente virtual, desde a operação de aplicativos e funções, até a segurança e ética online. Os estudantes voluntários do Ensino Fundamental II se especializaram no ensino de prevenção contra golpes, como reconhecê-los, quais ações tomar e no uso de aplicativos como o Meu RH e diferentes bancos, além de configurações básicas e avançadas dos eletrônicos.
O projeto tem como objetivo auxiliar e fornecer apoio aos funcionários de todos os setores de nossa escola em relação ao uso de aplicativos, funções e elementos mais específicos de computadores e/ou celulares. Com isso, apoiando na prevenção contra golpes e facilitando a rotina diária deles, levando em consideração que diversos processos que precisam realizar são feitos de forma virtual.
(Texto elaborado pelos alunos e alunas que fazem parte do projeto)
Projeto Doando Histórias
O Projeto Doando Histórias tem como objetivo a arrecadação de livros infanto-juvenis não-didáticos em bom estado, a fim de aumentar o acervo da biblioteca de ONGs ou escolas públicas que atendam famílias em situação de vulnerabilidade. Para ampliar a divulgação e a arrecadação de livros, além de refletir e pesquisar sobre a importância da leitura, nossos estudantes elaboraram um site e instagram que compartilha o Projeto.
Instituto Faça Parte
O Instituto Faça Parte é uma organização da sociedade civil, fundada em 2001, com a missão de promover a cultura do voluntariado, estimulando a participação ativa dos jovens na construção de uma nação socialmente mais justa.
O Selo Escola Solidária foi criado em 2003 e é entregue a cada dois anos a escolas brasileiras que têm ações e projetos de voluntariado educativo. Das cinco edições, recebemos os cinco selos.
Cultura de Mão em Mão
Móbile período regular.
Um dos grandes objetivos do projeto é mostrar a importância do cuidado com o outro e a potência de transformação coletiva que, desde cedo, cada criança já carrega com ela. O projeto consiste em uma ação comunitária que envolve a equipe pedagógica e os alunos do Ensino Fundamental I. Nossas crianças têm a oportunidade de se abrirem para outras experiências, às vezes distantes das delas, despertando sua capacidade de empatia, respeito, cooperação, valorização da diversidade e da responsabilidade social.
“Não só os estudantes, mas todos os profissionais da Móbile, têm a possibilidade de se engajar em um dos projetos de Ação Comunitária. O importante é que cada um contribua adotando ações que dialoguem com suas competências.”