O processo de ingresso 2025 está chegando ao fim!
Ficaremos felizes em apresentar nossa proposta à sua família. Agende agora sua participação em uma de nossas reuniões online.
Educação Infantil
Programa Regular
Infantil 2 e 4: períodos da manhã e da tarde
Infantil 3 e 5: período da tarde
Programa Bilíngue
Infantil 4 e 5: período integral
Ensino Fundamental
Programa Regular
1º ao 5º ano: período da tarde
6º ano: período da manhã
Ensino Médio
3º ano: período semi-integral
Para informações sobre outras séries e lista de espera, envie um e-mail para ingresso@escolamobile.com.br
“A Móbile contribuiu para a pessoa que me formei em diversos aspectos. No acadêmico, me deu os fundamentos para fazer um curso muito puxado, de Física Molecular, na USP. De uma forma mais ampla, me fez sempre acompanhar o que está acontecendo no mundo. Pessoalmente, tenho grandes amizades e vivi os primeiros amores na escola”.
“Na Móbile eu me formei como um ser pensante, com autonomia e responsabilidade para desenvolver uma ideia e tocar um projeto. Carrego, com carinho, memórias das trocas e conversas que tive com professores e coordenadores dos tempos de escola”.
"Estudando na Móbile desde pequeno, fui incentivado a refletir sobre as questões do mundo e a pensar criativamente, ao mesmo tempo que tive uma formação acadêmica das mais sólidas. Consigo ver com clareza como várias sementes do que faço como economista e pesquisador foram plantadas na escola. No Ensino Médio, por exemplo, desenvolvi uma pesquisa de iniciação científica que despertou meu interesse pela questão das desigualdades raciais. O tema ocupa hoje uma parte importante da minha agenda de investigação no MIT."
“A escola é demais! Os professores batem sempre na tecla de nos formar para além do acadêmico, para que possamos enxergar as pessoas à nossa volta, buscando pensar que mudança eu posso deixar para o outro, a fim de que esse lugar possa se tornar um espaço melhor, em que eu acredito.”
Participe da reunião online e agende um encontro pedagógico ou visita.
Formalize sua intenção de matrícula preenchendo a ficha na Área do Ingressante.
Nestas séries, a chamada para a matrícula antecipada considera o critério ordem de entrega da Manifestação.
Por meio de vivências e avaliações, classificamos os interessados a partir do 3º ano do Fundamental.
Em outubro, todos os ingressantes formalizam seu ingresso na Móbile para 2025.
Mantemos uma agenda permanente de reuniões online de apresentação da Móbile, assim como de encontros pedagógicos presenciais, com visita aos campi. Consulte as datas e faça seu cadastro para participar pelo link abaixo:
Inscreva-se
A Móbile possui um currículo autoral, constantemente atualizado por sua equipe pedagógica, de modo a refletir o espírito e as necessidades dos tempos em que vivemos.
Estruturamos nossas metodologias de ensino-aprendizagem para desenvolver, ao mesmo tempo, a autonomia moral e a formação intelectual e acadêmica de nossos(as) alunos(as).
Em outras palavras, promovemos o pensamento crítico e a capacidade de dialogar com o outro e com o mundo que nos rodeia. Na seção “A escola”,
você encontrará mais informações sobre nossa proposta pedagógica.
A maior parte dos materiais didáticos da Móbile, digitais ou físicos, é formulada por seus próprios professores(as), sob supervisão de coordenadores(as) e diretores(as) pedagógicos(as). A Móbile valoriza os conhecimentos científicos, tecnológicos e artísticos construídos pela humanidade e trabalha significativamente esses saberes por meio de um conteúdo educacional autoral e de metodologias de ensino-aprendizagem inovadoras, que colocam o(a) estudante como protagonista, vivenciando e refletindo de maneira crítica sobre seu próprio aprendizado.
Há, na Móbile, duas opções de currículo, ambos bastante potentes: o Programa Bilíngue (em período integral) e o Programa Regular (em período parcial).
Não. Tanto o Programa Regular quanto o Bilíngue têm como base o currículo autoral da Móbile, em diálogo com o que exige a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) brasileira. A experiência de quase 50 anos da Móbile possibilitou a criação desses dois programas, ambos marcados pela excelência acadêmica. Dessa forma, os(as) alunos(as) e as famílias podem escolher qual desses percursos atende melhor aos seus projetos de vida, tendo a certeza de que os dois programas garantem acesso às melhores instituições de ensino do Brasil e do mundo depois que os(as) estudantes se formam. Para compreender como se dá a inserção das aprendizagens em inglês e português em nosso Programa Bilíngue, sugerimos a leitura da seção “Programa Bilíngue”.
Há duas empresas particulares que usualmente oferecem esse serviço às famílias da Móbile:
Empresa Transid
Responsáveis: Linda e Sidinei
Telefones: (11) 99993-6230 ou (11) 5563-5851
E-mail: lindaribeiro@terra.com.br
Bairros atendidos: Campo Belo, Chácara Klabin, Moema, Vila Mariana e Vila Nova Conceição
Empresa Edson Transportes
Responsável: Edson
Telefones: (11) 99614-4112 ou (11) 4332-2843
E-mail: edsontransportes@yahoo.com.br
Bairros atendidos: Brooklin Novo, Itaim, Jardins, Morumbi, Pinheiros e Vila Olímpia.
O uso do uniforme na Móbile é opcional. Sua não obrigatoriedade deve-se a um princípio simples: as pessoas devem ter liberdade de escolher como se vestir e de se expressar nos diferentes ambientes e contextos.
Caso a família opte por adquirir o uniforme, poderá providenciá-lo na empresa Texblun: Endereço: Loja 1 – Rua Manoel da Nóbrega, 1126 – Jardim Paulista Telefones: (11) 3051-3252 / 3051-3179 / 3052-1749
As cantinas, onde estudantes a partir do 2º ano do Ensino Fundamental podem comprar lanches, e os serviços de almoço e lanche da tarde, que compõem a rotina no Programa Bilíngue, no Contraturno e no Inglês Móbile (com algumas especificidades de acordo com os cursos), são operados por nossa parceira, a Quitanda.
Fornecedora da Móbile desde janeiro de 2023, essa empresa oferece uma alimentação diversa, composta de grãos, legumes, frutas e verduras, sem deixar de também incluir, com equilíbrio, outros alimentos apreciados por crianças e adolescentes. Todo o cardápio da Quitanda é elaborado e acompanhado diariamente por nutricionistas. Temos, além disso, cozinhas internas para realizar o preparo das refeições.
Oferecemos dezenas de opções de cursos opcionais (pagos) e atividades extracurriculares (sem custo adicional). Possuímos um prédio exclusivo para a realização dos cursos opcionais do Inglês Móbile e um espaço de Contraturno, onde recebemos crianças de 2 a 8 anos, e ampliamos nosso compromisso em garantir o desenvolvimento por meio do brincar. Conheça mais sobre as modalidades navegando no menu Currículo Móvel de nosso site.
Sim. Consulte-nos sobre as séries em que há vagas remanescentes. Matrículas no decorrer do ano letivo, não necessariamente em agosto, ocorrem com frequência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
A Móbile recebe alunos a partir do Infantil 2 em seu Programa Regular e, a partir do Infantil 4, no Bilíngue. A tabela a seguir informa a idade mínima para o ingresso em cada série da Educação Infantil:
Para as demais séries – do 1º ao 9º ano do Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio –, o(a) estudante dará sequência aos seus estudos conforme documentação registrada na Secretaria de Educação.
Por isso, na Pré-matrícula será solicitada a Declaração de Escolaridade ou Transferência, a fim de conferirmos a adequação idade-série e o histórico do(a) aluno(a). Para estudantes egressos(as) de instituições internacionais, o ingresso será analisado caso a caso.
O principal momento de entrada na Móbile ocorre na Educação Infantil, quando se inicia nosso projeto pedagógico e o consequente desenvolvimento de valores e habilidades cognitivas importantes para o desenvolvimento da criança. São nas séries da Educação Infantil (2 a 5 anos) que temos um maior número de vagas disponíveis.
Outra janela de oportunidade dá-se entre o 1º e o 2º ano do Ensino Fundamental. Temos a perspectiva de abrir 35 vagas no 1º ano em 2025, sendo 20 para o Programa Regular, no período da tarde, e 15 para o Programa Bilíngue, em período integral. Para o 2º ano, devemos ter cerca de 20 vagas, metade delas para o período da tarde e a outra metade para o Programa Bilíngue (integral).
Para as demais séries do Ensino Fundamental, do 3º ao 9º ano, e do Ensino Médio (1º a 3º ano), o número de vagas abertas depende de movimentações das famílias. Até o início de setembro, divulgaremos uma tabela com a expectativa de vagas por série.
Não. As vagas são distribuídas por ordem de chegada, ou seja, pelo envio da ficha de Manifestação de Interesse por uma vaga. Para preencher esse documento, você deve ter feito sua inscrição em nosso Processo de Ingresso e participado de uma reunião de apresentação da Móbile. Clique aqui para se inscrever no Processo de Ingresso 2025.
Sim. Irmãos(ãs) de alunos(as) que estudam atualmente na Móbile, assim como filhos(as) de funcionários(as) e assessores(as) da Móbile, têm preferência no Ingresso quando há vagas disponíveis. Para tanto, devem preencher a Manifestação de Interesse dentro do prazo estabelecido em comunicação interna (no mês de maio de 2024).
Convidamos os(as) candidatos(as) do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental a vir à escola para uma vivência de dois dias, marcadas para os dias 27 e 28 de setembro, em que participam de dinâmicas de grupo, jogos esportivos, conhecem os espaços da escola e realizam avaliações diagnósticas.
Avaliamos aprendizagens essenciais de Matemática e Português (leitura e produção de texto). Para o ingresso no Programa Bilíngue, realizamos também sondagens em Inglês. Há uma taxa no valor de R$ 315,00 (trezentos e quinze reais) para participar das vivências.
Nosso objetivo com essa etapa é entender o momento em que cada estudante se encontra em seu processo de ensino-aprendizagem, a partir de propostas por meio das quais é possível observar habilidades e competências importantes para cada idade, como expressão oral, interação com o grupo, capacidade de solucionar desafios, argumentação e posicionamento crítico.
As vivências são classificatórias e orientam nossas listas de convocações e de espera. Nossa equipe pedagógica está preparada para dar devolutivas individuais às famílias mediante agendamento prévio.
Para os(as) ingressantes no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, as vivências não incluem momentos formais de avaliação. Chamaremos os(as) candidatos(as) para participar de uma vivência apenas quando houver vagas disponíveis.
Avaliamos conteúdos de Matemática e Português (leitura e produção de texto). Para o ingresso no Programa Bilíngue, realizamos também sondagens em Inglês e Espanhol.
Há uma taxa no valor de R$ 315,00 (trezentos e quinze reais) para participar das avaliações.
A avaliação para ingresso no Ensino Médio da Móbile é composta de instrumentos de Língua Portuguesa (produção de texto e questões discursivas de interpretação de texto), Matemática (questões abertas e de múltipla escolha) e Inglês (produção de texto e questões de múltipla escolha).
As provas de Língua Portuguesa e Matemática são classificatórias e orientam nossa lista de convocações e de espera.
As atividades de Inglês não são classificatórias. Seu objetivo é detectar o nível de conhecimento dos candidatos, permitindo o futuro agrupamento dos aprovados nas aulas do idioma estrangeiro. Na mesma perspectiva, os candidatos aprovados também poderão ser convocados para prova e entrevista de Espanhol.
Veja abaixo os conteúdos referentes às avaliações de Leitura, Produção de Texto, Matemática e Inglês para candidatos do Ensino Fundamental 1
Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):
lê com fluência, atribuindo sentido às palavras e frases;
diferencia letra, sílaba e palavra;
identifica informações explícitas no texto;
infere uma informação implícita no texto;
identifica os elementos que constroem a narrativa: personagens, espaço, narrador e enredo;
identifica o conflito gerador do enredo;
infere o sentido de uma palavra ou expressão;
estabelece relação entre partes e elementos do texto;
reconhece o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação;
interpreta com base no texto;
compreende o enunciado das questões.
Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):
emprega letra cursiva legível;
reconhece a palavra como unidade sonora que está entre dois espaços, evitando, assim, possíveis justaposições/aglutinações;
explora a pontuação final em todas as frases (ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação);
emprega a letra maiúscula em nomes próprios e início de frases;
apresenta encadeamento lógico das ideias na construção de respostas e textos;
segmenta o parágrafo em frases;
emprega mecanismos básicos de concordância nominal e verbal.
Em relação aos procedimentos de resolução de problema, será observado se o(a) aluno(a):
elabora estratégias válidas para resolver problemas de diferentes estruturas de pensamento matemático;
registra o raciocínio realizado;
escreve respostas finais coerentes com a solicitação do problema.
Em relação às estruturas de pensamento matemático, será observado se o(a) aluno(a):
lê, escreve e compara números até a ordem da unidade de milhar;
resolve, por meio de estratégias não convencionais, problemas envolvendo as diferentes ideias de adição, subtração, multiplicação e divisão com números naturais;
calcula precisamente adições envolvendo números naturais por meio do algoritmo usual;
calcula precisamente subtrações sem trocas envolvendo números naturais por meio do algoritmo usual.
The learner CAN…
Recognize the letters of the alphabet in English;
Spell her/his name and simple words: Anna / cat / dog;
Use simple sentences to ask and answer simple questions: This is a chair. / How old are you? / I am six (years old). / How is the weather? / It's sunny.
Follow very short stories using graded language and visual cues;
Respond to classroom instructions accordingly: Listen and color. / Read the text and circle the correct image. / Answer the questions.
Use very short sentences to describe familiar situations: This is my mother. / I like bananas. / I like dancing. / I am wearing glasses. / I can play outside. / There are four people in my family. / It is raining.
Topics
Name and age
Cardinal numbers
Likes and dislikes
Foods and drinks
Sports and physical activities
The weather
Clothes
Seasonal activities
Family members
Physical appearances
Adjectives to describe people
Structures
Be and have for simple descriptions
Can for abilities
There is / are
Basic pronouns
Basic present verb forms
Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):
lê com fluência, atribuindo sentido às palavras e frases;
identifica informações explícitas no texto;
infere uma informação implícita no texto;
identifica os elementos que constroem a narrativa: personagens, espaço, narrador e enredo;
identifica o conflito gerador do enredo;
infere o sentido de uma palavra ou expressão;
estabelece relação entre partes e elementos do texto;
distingue um fato da opinião relativa a esse fato;
reconhece o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações;
interpreta textos em histórias em quadrinhos;
interpreta com base no texto;
identifica o discurso direto;
compreende o enunciado das questões.
Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):
emprega letra cursiva legível;
reconhece a palavra como unidade sonora que está entre dois espaços, evitando, assim, possíveis justaposições/aglutinações;
explora a pontuação em todas as frases (ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação, vírgula);
emprega a letra maiúscula em nomes próprios e início de frases;
apresenta encadeamento lógico das ideias na construção de respostas e textos;
segmenta o texto em parágrafo;
segmenta o parágrafo em frases;
emprega mecanismos básicos de concordância nominal e verbal.
Em relação aos procedimentos de resolução de problema, será observado se o(a) aluno(a):
elabora estratégias válidas para resolver problemas de diferentes estruturas de pensamento matemático;
registra todas as etapas de sua resolução;
escreve respostas finais coerentes com a solicitação do problema.
Em relação às estruturas de pensamento matemático, será observado se o(a) aluno(a):
lê, escreve e compara números até a ordem da unidade de milhar;
resolve problemas envolvendo decomposição e operações com notas e moedas do nosso sistema monetário;
relaciona informações apresentadas em uma tabela de dupla entrada;
resolve, por meio de estratégias não convencionais, problemas envolvendo as diferentes ideias de adição, subtração, multiplicação e divisão;
calcula precisamente adições e subtrações envolvendo números naturais por meio do algoritmo usual;
calcula precisamente multiplicações por meio do algoritmo usual quando o segundo fator possui apenas um algarismo.
The learner CAN…
Unscramble letters and words to form expressions and sentences in English;
Read simple illustrated stories;
Answer simple, direct questions with complete answers about a text or audio program;
Produce simple sentences to talk about himself/herself: I have (got) a dog. / My mother's name is Anna. / My favorite school subject is Science. / I have like (playing) soccer. / I live in a house with my parents and sister. / My backpack is in my bedroom.
Produce simple sentences to describe a scene: The computer is next to the lamp. / This is a television. / There is a dog and a cat in the yard. / These books are blue. / She is bouncing the ball.
Topics
Ordinal numbers
Hobbies
Likes and dislikes
School supplies & subjects
Family members
Personal belongins
Toys and gadgets
Parts of the house and furniture
Parts of the body and face
Places and directions
Key adjectives
Structures
Be and have for simple descriptions
Can for abilities
May for requests
Determiners (a, an, the, some)
Adverbs: now, here, too
There is/are for simple descriptions
Have (got) for possession
Personal and possessive pronouns
Present verb forms (simple & continuous)
Prepositions of place and time
Conjunctions (and, but, so)
Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):
lê com fluência, atribuindo sentido às palavras e frases;
identifica informações explícitas no texto;
infere uma informação implícita no texto;
identifica os elementos que constroem a narrativa: personagens, espaço, narrador e enredo;
identifica o conflito gerador do enredo;
infere o sentido de uma palavra ou expressão;
reconhece o efeito de sentido decorrente da escolha de uma palavra ou expressão;
estabelece relação entre partes e elementos do texto;
estabelece relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto;
distingue um fato da opinião relativa a esse fato;
estabelece relações entre textos diversos;
reconhece o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações;
interpreta com base no texto;
identifica o discurso direto;
compreende o enunciado das questões.
Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):
emprega letra cursiva legível;
reconhece a palavra como unidade sonora que está entre dois espaços, evitando, assim, possíveis justaposições/aglutinações;
explora a pontuação em todas as frases (ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação, vírgula);
emprega a letra maiúscula em nomes próprios e início de frases;
apresenta encadeamento lógico das ideias na construção de respostas e textos;
segmenta o texto em parágrafo;
segmenta o parágrafo em frases;
emprega mecanismos básicos de concordância nominal e verbal.
marca, no texto, a separação entre o discurso do narrador e a fala das personagens, utilizando adequadamente as marcas dessa separação (verbos de elocução, dois-pontos, travessão e aspas).
Em relação aos procedimentos de resolução de problema, será observado se o(a) aluno(a):
elabora estratégias válidas para resolver problemas de diferentes estruturas de pensamento matemático;
elabora um registro organizado contendo todas as etapas de resolução do problema;
escreve respostas finais coerentes com a solicitação do problema.
Em relação às estruturas de pensamento matemático, será observado se o(a) aluno(a):
lê, escreve e compara números até a classe do milhão;
identifica a quantidade total de unidades, dezenas, centenas etc. de um número (relações de inclusão);
resolve problemas envolvendo operações com notas e moedas do nosso sistema monetário;
relaciona informações apresentadas em uma tabela de dupla entrada;
calcula precisamente adições, subtrações, multiplicações e divisões envolvendo números naturais por meio do algoritmo usual.
The learner CAN…
Spell words more accurately and promptly;
Answer simple, direct questions with complete answers about a text or audio program, and complete dialogues;
Infer meaning of unknown words or chunks from context;
Spot the main idea in a short text and look for specific information;
Describe their own routines, past experiences, people (physical traits) and their preferences using simple sentences: I always go to the shopping mall with my parents. / I play computer games in my free time. / I enjoy taking pictures. I am Brazilian, but my parents are Chinese. / I went to UK in 2019 and I ate fish and chips there. / I love reading books, but I don't enjoy going to the museum. / My mom is shorter than me. / She is quiet and a little patient. / She has (got) short straight blonde hair and blue eyes. / I went riding last Saturday, because it was my birthday. / We went to the movies at night.
Write very short descriptive paragraphs involving close people, public places and/or familiar situations.
Topics
School places and subjects
Free time activities
Likes and dislikes
Physical descriptions
Countries and nationalities
Holiday destinations
City life and transportation
Entertainment: TV shows, streaming contents, books etc.
Professions and workplaces
Structures
Verb to be
Like, enjoy, hate + noun/gerund
Adjective word order
Comparative degree of adjectives
Have (got) for descriptions
Demonstrative, personal and possessive pronouns
Present verb forms (simple & continuous)
Adverbs of frequency
Past verb forms (simple & continuous)
Adverbs of time (yesterday, last, ago)
Can for present abilities
Could for past abilities
Will for future events
Conjunctions (and, but, too, because, so, then, when)
Veja abaixo os conteúdos referentes às avaliações de Leitura, Produção de Texto, Matemática, Inglês e Espanhol para candidatos ao Ensino Fundamental 2
Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):
Selecionar procedimentos de leitura adequados.
lê com fluência, atribuindo sentido às palavras e frases;
identifica informações explícitas no texto;
infere uma informação implícita no texto;
identifica os elementos que constroem a narrativa: personagens, espaço, tempo, tipo de narrador e enredo;
explica o conflito gerador do enredo;
infere o sentido de uma palavra ou expressão;
estabelece relação entre partes e elementos do texto;
estabelece relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto;
identifica efeitos de humor em textos variados;
estabelece relações entre textos diversos;
interpreta com base no texto;
interpreta textos em histórias em quadrinhos;
identifica as formas de discurso relatado (reportado) e suas marcas gráficas e linguísticas;
compreende o enunciado das questões.
Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):
emprega letra cursiva legível;
utiliza corretamente a pontuação no final e no interior das frases e nas enumerações;
apresenta encadeamento lógico das ideias na construção de respostas e textos;
segmenta adequadamente o texto em períodos e parágrafos;
emprega mecanismos de concordância nominal e verbal;
marca, no texto, a separação entre o discurso do narrador e a fala das personagens, utilizando adequadamente as marcas dessa separação (verbos de elocução, dois-pontos, travessão e aspas);
descreve imagens;
atende ao gênero de texto proposto;
mantém a coerência textual na atribuição de título, na continuidade temática e de sentido geral do texto;
utiliza adequadamente os mecanismos de coesão por meio de pronomes, advérbios, conjunções e palavras do mesmo campo semântico;
grafa corretamente as palavras, obedecendo às normas da língua-padrão;
emprega adequadamente a acentuação gráfica, obedecendo às diferenças de timbre (aberto/fechado) e de tonicidade (oxítonas, proparoxítonas e paroxítonas).
Em relação aos procedimentos de resolução de problema, será observado se o(a) aluno(a):
elabora estratégias válidas para resolver problemas de diferentes estruturas de pensamento matemático;
elabora um registro de maneira a comunicar de forma organizada o percurso completo de sua resolução;
verifica a compatibilidade do resultado encontrado;
escreve respostas finais coerentes com a solicitação do problema.
Em relação às estruturas de pensamento matemático, será observado se o(a) aluno(a):
lê, escreve e compara números naturais de qualquer ordem de grandeza, compreendendo as características do sistema de numeração decimal;
apresenta precisão nos cálculos de adição, subtração, multiplicação e divisão de números naturais;
resolve problemas envolvendo relações proporcionais;
representa graficamente frações e situações-problema envolvendo números racionais;
resolve problemas envolvendo cálculo de fração de quantidade.
The learner CAN…
Infer the spelling of short unfamiliar words, such as proper names and addresses;
Answer direct questions, using complete answers, about a text or audio program;
Predict expressions to complete dialogues and fill in information gaps;
Infer meaning from context;
Identify personal problems, both simple and related to school life, and make suggestions accordingly;
Read short texts for the gist or spot specific information;
Produce, both orally and in writing, reasonable stretches of language to describe people's personality traits;
Narrate simple events using time and sequencing expressions: I was climbing when I fell off the tree. / I bought a blue T-shirt when I went to the countryside.
Describe simple possible conditions and their consequences: If I eat healthy food, I will be ready for the sports competition.
Share personal experiences: I have studied here since 2018. / I have never visited an African country. / My mother has already flown a helicopter.
Make future predictions based on evidence or by simply guessing: Next week, I am going to be very busy. / In the future, we will drive around in flying cars.
Write short descriptive paragraphs, following guidelines and respecting word limits.
Topics
School places, subjects and timetables
Occupations
Free time activities
Entertainment (TV, cinema and music)
Life experiences
Adventures
Countries and celebrations
Clothes and materials
Numbers 1 – 1000
Structures
Telling the time
Present simple and continuous
Comparatives and superlatives
Past simple and continuous
Plans, intentions and predictions: going to
Predictions: will
Present perfect with for, since, still, just, already, ever, never
Relative clauses with that
Can for present abilities
Could for past abilities
Should for simple advice and suggestions
Countable and uncountable nouns
Prepositions of place (behind, between, next to, opposite)
Imperative verbs for directions
En cuanto a las habilidades lingüísticas, el candidato al 6° año debe:
Comprender frases y el vocabulario más habitual relacionado a datos personales, el lugar donde vive y familia;
Utilizar expresiones y frases para describir de forma sencilla su entorno, rutina escolar y personal;
Leer y escribir textos breves de carácter personal;
Comunicarse en interacciones sociales breves y habituales que exijan intercambio de informaciones sencillo y directo sobre actividades y temas cotidianos.
Contenidos
Funcionales y comunicativos:
Presentación personal
Oraciones sencillas en interacciones cotidianas de clase
Los saludos más usuales de acuerdo con el contexto comunicativo
La rutina: estudio y actividades de tiempo libre
Descripción del espacio público
Gustos y preferencias
Lexicales:
Vocabulario relacionado al aula y a los útiles escolares
Países hispanohablantes y nacionalidades
Vocabulario relacionado a los medios de transporte y referencias al desplazamiento en una ciudad
El espacio público y establecimientos
Los días de la semana
Gramaticales:
Pronombres sujeto
Usos de los verbos estar, haber y tener para indicar la existencia o ubicación de los establecimientos de la ciudad
Artículos y contracciones
Numerales
Usos y morfología del Presente de Indicativo
Posición pronominal: pronombres reflexivos
Género y número de sustantivos y adjetivos
Operadores argumentativos de causa
Uso de la locución mientras que
Uso del verbo gustar
Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):
lê com fluência, atribuindo sentido às palavras e frases;
identifica informações explícitas no texto;
infere uma informação implícita no texto;
identifica os elementos que constroem a narrativa: personagens, espaço, tempo, tipo de narrador e enredo;
explica o conflito gerador do enredo;
infere o sentido de uma palavra ou expressão;
estreconhece e analisa o valor expressivo de recursos linguísticos e seu papel no estabelecimento do estilo (repetições; recursos gráfico-visuais; uso da pontuação; retomadas; escolhas lexicais; tratamento expressivo da sonoridade; uso de variantes linguísticas; processos de adjetivação; apostos);
estabelece relação entre partes e elementos do texto;
estabelece relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto;
identifica a presença de elementos garantidores da coesão e analisa seu valor lógico-semântico na articulação, hierarquização e progressão das ideias do texto (constituição de rede semântica; presença de pronomes, advérbios, conjunções e sinônimos);
identifica efeitos de humor em textos variados;
estabelece relações entre textos diversos;
interpreta com base no texto;
interpreta textos em histórias em quadrinhos;
compreende o enunciado das questões.
Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):
emprega letra cursiva legível;
utiliza corretamente a pontuação no final e no interior das frases e nas enumerações;
apresenta encadeamento lógico das ideias na construção de respostas e textos;
segmenta adequadamente o texto em períodos e parágrafos;
emprega mecanismos de concordância nominal e verbal;
marca, no texto, a separação entre o discurso do narrador e a fala das personagens, utilizando adequadamente as marcas dessa separação (verbos de elocução, dois-pontos, travessão e aspas);
descreve imagens;
atende ao gênero de texto proposto;
mantém a coerência textual na atribuição de título, na continuidade temática e de sentido geral do texto;
utiliza adequadamente os mecanismos de coesão por meio de pronomes, advérbios, conjunções e palavras do mesmo campo semântico;
grafa corretamente as palavras, obedecendo às normas da língua-padrão;
emprega adequadamente a acentuação gráfica, obedecendo às diferenças de timbre (aberto/fechado) e de tonicidade (oxítonas, proparoxítonas e paroxítonas).
Em relação aos procedimentos de resolução de problema, será observado se o(a) aluno(a):
elabora estratégias válidas para resolver problemas de diferentes estruturas de pensamento matemático;
elabora um registro de maneira a comunicar de forma organizada o percurso completo de sua resolução;
verifica a compatibilidade do resultado encontrado;
escreve respostas finais coerentes com a solicitação do problema.
Em relação às estruturas de pensamento matemático, será observado se o(a) aluno(a):
lê, escreve e compara números racionais de qualquer ordem de grandeza, compreendendo as características do sistema de numeração decimal;
relaciona as diferentes representações dos números racionais: decimal, fracionária, gráfica e percentual;
resolve operações envolvendo números naturais;
resolve adição, subtração e multiplicação envolvendo números racionais positivos;
resolve problemas envolvendo relações proporcionais;
resolve problemas envolvendo frações e porcentagens, por meio de diferentes recursos (representações gráficas e operações).
The learner CAN…
Speak intelligibly, with some control of phonological features such as word stress and individual sounds;
Name and identify time, day and dates on written and spoken messages;
Describe people’s appearance, personality traits and the position of objects in a picture;
Fill in a form with personal information;
Make suggestions and invitations;
Listen attentively to audio/video recordings to answer questions;
Infer meaning from context;
Read abridged or graded texts for the gist or to spot specific information;
Write coherent and cohesive texts of approximately 120 words.
Topics
Family and friends
School subjects, people and places
Occupations and professions
Appearance and personality traits
Clothes
Food
Travel and transport
Life experiences
The future
Sports
Lexical Structures
Invitations and offers: Would you like…? / Let’s…! / How about you? / Shall we…?
Prepositional phrases + verb –ing (be, fond of, be keen on)
Prepositions of time: in, on, at
Time expressions: ago, when, while, until, last (week, year, century), before/after, as soon as, by (+ past perfect), already, yesterday
Quantifiers: a/an, a lot of, many, much, some
Linkers: because, however, as well, also, too
Grammar Structures
Sentence word order: subject + verb + direct object
Verb to be
Has/have got
Present simple
Enjoy, like, love, hate + nouns & verbs –ing
Comparative and Superlative: regular and irregular forms
Past simple and continuous
Used to for past habits
Plans, intentions and predictions: going to
Predictions: will
First conditional
Present perfect with for, since, still, just, yet, already, ever, never
En cuanto a las habilidades lingüísticas, el candidato al 7° año debe:
Comprender frases y el vocabulario más habitual relacionado a datos personales, el lugar donde vive, familia, transportes, viajes y alimentación;
Utilizar expresiones y frases para describir de forma sencilla su entorno, rutina escolar y personal;
Describir escenas;
Leer y escribir textos breves de carácter personal;
Comunicarse en interacciones sociales habituales que exijan intercambio de informaciones sencillo y directo sobre actividades y temas cotidianos
Contenidos
Funcionales y comunicativos:
Presentación personal
Oraciones sencillas en interacciones cotidianas de clase
Los saludos más usuales de acuerdo con el contexto comunicativo
La rutina: estudio, deportes y actividades de tiempo libre
Instrucciones de una receta
Gustos y preferencias
Descripción de costumbres alimentarias
Descripción del espacio público
Descripción de paisajes
Descripción de vestimentas
Lexicales:
Vocabulario relacionado al aula y a los útiles escolares
Países hispanohablantes y nacionalidades
Vocabulario relacionado a los medios de transporte y referencias al desplazamiento en una ciudad
Vocabulario relacionado a los medios de transporte y referencias al desplazamiento en una ciudad
El espacio público y establecimientos
Los días de la semana
Los alimentos
Los animales
Los paisajes
Los colores
Los deportes
Prendas de vestir
Gramaticales:
Pronombres sujeto
Usos de los verbos estar, haber y tener para indicar la existencia o ubicación de los establecimientos de la ciudad
Artículos y contracciones
Numerales
Usos y morfología del Presente de Indicativo
Verbos reflexivos
Género y número de sustantivos y adjetivos
Operadores argumentativos de causa y consecuencia
Posición pronominal: pronombres reflexivos
Morfología del gerundio
Uso de las locuciones mientras que y en cambio
Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):
lê com fluência, atribuindo sentido às palavras e frases;
identifica informações explícitas no texto;
infere uma informação implícita no texto;
identifica os elementos que constroem a narrativa: personagens, espaço, tempo, tipo de narrador e enredo;
explica o conflito gerador do enredo;
infere o sentido de uma palavra ou expressão;
reconhece e analisa o valor expressivo de recursos linguísticos e seu papel no estabelecimento do estilo (repetições; recursos gráfico-visuais; uso da pontuação; retomadas; escolhas lexicais; tratamento expressivo da sonoridade; uso de variantes linguísticas; processos de adjetivação; apostos);
estabelece relação entre partes e elementos do texto;
estabelece relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto;
identifica a presença de elementos garantidores da coesão e analisa seu valor lógico-semântico na articulação, hierarquização e progressão das ideias do texto (constituição de rede semântica; presença de pronomes, advérbios, conjunções e sinônimos);
identifica efeitos de humor em textos variados;
estabelece relações entre textos diversos;
interpreta com base no texto;
interpreta textos em histórias em quadrinhos;
identifica as formas de discurso relatado (reportado) e suas marcas gráficas e linguísticas;
reconhece, distingue e analisa elementos constituintes do gênero de texto (quanto ao conteúdo temático, à construção composicional e ao estilo);
compara textos pela análise de: referências intertextuais; contexto de produção; organização do discurso; características de gêneros e suportes; variação linguística/registro; campo lexical; dimensão discursiva/pragmática da linguagem.
Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):
emprega letra cursiva legível;
grafa corretamente as palavras, obedecendo às normas da língua-padrão;
emprega adequadamente a acentuação gráfica, obedecendo às diferenças de timbre (aberto/fechado) e de tonicidade (oxítonas, proparoxítonas e paroxítonas);
utiliza corretamente a pontuação no final e no interior das frases e nas enumerações;
apresenta encadeamento lógico das ideias na construção de respostas e textos;
segmenta adequadamente o texto em períodos e parágrafos;
emprega mecanismos de concordância nominal e verbal;
marca, no texto, a separação entre o discurso do narrador e a fala das personagens, utilizando adequadamente as marcas dessa separação (verbos de elocução, dois-pontos, travessão e aspas);
descreve imagens;
mantém a coerência textual na atribuição de título, na continuidade temática e de sentido geral do texto;
atende ao gênero de texto proposto, distinguindo seus elementos constituintes (quanto ao conteúdo temático, à construção composicional e ao estilo).
Em relação aos procedimentos de resolução de problema, será observado se o(a) aluno(a):
elabora estratégias válidas para resolver problemas de diferentes estruturas de pensamento matemático;
elabora um registro de maneira a comunicar de forma organizada o percurso completo de sua resolução;
verifica a compatibilidade do resultado encontrado;
escreve respostas finais coerentes com a solicitação do problema.
Em relação às estruturas de pensamento matemático, será observado se o(a) aluno(a):
relaciona as diferentes representações dos números racionais: decimal, fracionária, gráfica e percentual;
calcula o valor de expressões numéricas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão de números racionais positivos;
calcula o valor de expressões numéricas envolvendo adição e subtração de números racionais positivos e negativos;
resolve problemas envolvendo operações com frações e porcentagens;
identifica relações proporcionais em uma situação e as utiliza na resolução de um problema;
resolve equações de primeiro grau.
The learner CAN…
Speak intelligibly, with limited but effective command of phonological features such as word stress, individual sounds and intonation;
Talk about familiar and slightly unfamiliar people, places, situations, as well as life experiences, emotions, special occasions and the future;
Give opinions;
Report statements, questions, commands and requests;
Talk about present and future imaginary conditions;
Listen to audio-visual materials and read longer texts for detailed comprehension, gist and global meaning, as well as speaker’s attitude and opinion;
Demonstrate the ability to infer meaning from context;
Identify and use different patterns to paraphrase very short sentences;
Analyse and plan for writing short communicative messages and opinion and narrative texts;
Write coherent and cohesive paragraphs and texts.
Topics
Life events
Personality
Emotions
Science
Technology
The environment
The news
Advertising
Arts and books
Discoveries and inventions
Jobs and professions
Lexical Structures
Related collocations and phrasal verbs
Chunks to describe large numbers
Verbs + dependent prepositions
Compound nouns
Make and do collocations -ed & -ing adjectives
Prepositional phrases with ‘at’ / ‘by’ / ‘in’ / ‘on’
Linkers: cause + effect / opinion / contrast
Grammar Structures
Verb tenses: present simple / continuous / perfect simple / perfect continuous
Narrative tenses: past simple and continuous / used to / past perfect simple
Pronouns: subject / object / adjective / reflexive
Defining and non-defining relative clauses
Future forms: will / going to / present continuous / present simple
Conditionals: zero / first / second
Reported speech
Passive Voice
Modal verbs: deduction / obligation / prohibition
En cuanto a las habilidades lingüísticas, el candidato al 8° año debe:
Comprender frases y el vocabulario más habitual relacionado a datos personales, el lugar donde vive, familia y compras;
Utilizar expresiones y frases para describir de forma sencilla su entorno, rutina escolar y personal;
Leer y escribir textos breves y correos electrónicos de carácter personal;
Comunicarse en interacciones sociales breves y habituales que exijan intercambio de informaciones sencillo y directo sobre actividades y temas cotidianos
Funcionales y Comunicativos
Presentación personal
Oraciones sencillas en interacciones cotidianas de clase
Los saludos más usuales de acuerdo con el contexto comunicativo
Variantes de tratamiento
La rutina: estudio, deportes y actividades de tiempo libre
Instrucciones de una receta
Gustos y preferencias
Descripción del espacio público
Descripción de la vivenda
Contenidos Lexicales
Vocabulario relacionado al aula y a los útiles escolares
Países hispanohablantes y nacionalidades
Vocabulario relacionado a los medios de transporte y referencias al desplazamiento en una ciudad
El espacio público y establecimientos
Muebles, objetos y partes de una vivienda
Las horas y los días de la semana
Los alimentos
Los animales
Los colores
Los deportes
Descripción física y de personalidad
Estados de ánimo y sensaciones físicas
Partes del cuerpo
Gramaticales
Pronombres sujeto
Usos de los verbos estar, haber y tener para indicar la existencia o ubicación de los establecimientos de la ciudad
Numerales
Artículos y contracciones
Numerales
Usos y morfología del Presente de Indicativo
Verbos reflexivos
Género y número de sustantivos y adjetivos
Operadores argumentativos de causa, consecuencia y finalidad
Usos y morfología del Pretérito Perfecto
Posición pronominal: pronombres reflexivos
Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):
lê com fluência, atribuindo sentido às palavras e frases;
identifica informações explícitas no texto;
infere uma informação implícita no texto;
identifica os elementos que constroem a narrativa: personagens, espaço, tempo, tipo de narrador e enredo;
explica o conflito gerador do enredo;
infere o sentido de uma palavra ou expressão;
reconhece e analisa o valor expressivo de recursos linguísticos e seu papel no estabelecimento do estilo (repetições; recursos gráfico-visuais; uso da pontuação; retomadas; escolhas lexicais; tratamento expressivo da sonoridade; uso de variantes linguísticas; processos de adjetivação; apostos);
estabelece relação entre partes e elementos do texto;
estabelece relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto;
identifica a presença de elementos garantidores da coesão e analisa seu valor lógico-semântico na articulação, hierarquização e progressão das ideias do texto (constituição de rede semântica; presença de pronomes, advérbios, conjunções e sinônimos);
identifica efeitos de humor em textos variados;
distingue um fato da opinião relativa a esse fato;
estabelece relações entre textos diversos;
interpreta com base no texto;
interpreta textos em histórias em quadrinhos;
identifica as formas de discurso relatado (reportado) e suas marcas gráficas e linguísticas;
analisa transformações e outras operações sintáticas, reconhecendo seu efeito expressivo (inversões e deslocamentos; frases declarativas, interrogativas, exclamativas e imperativas; advérbio por locução adverbial; adjetivo por locução adjetiva; masculino/feminino; singular/plural);
reconhece o papel funcional e os valores (semânticos e discursivos) dos elementos na estruturação da sentença (processos: estados, acontecimentos, ações; papéis semânticos: agente, paciente, instrumento, modo, causa);
reconhece, distingue e analisa elementos constituintes do gênero de texto (quanto ao conteúdo temático, à construção composicional e ao estilo);
compara textos pela análise de: referências intertextuais; contexto de produção; organização do discurso; características de gêneros e suportes; variação linguística/registro; campo lexical; dimensão discursiva/pragmática da linguagem.
Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):
emprega letra cursiva legível;
grafa corretamente as palavras, obedecendo às normas da língua-padrão;
emprega adequadamente a acentuação gráfica, obedecendo às diferenças de timbre (aberto/fechado) e de tonicidade (oxítonas, proparoxítonas e paroxítonas);
utiliza corretamente a pontuação no final e no interior das frases e nas enumerações;
utiliza adequadamente os mecanismos de coesão por meio de pronomes, advérbios, conjunções e palavras do mesmo campo semântico;
apresenta encadeamento lógico das ideias na construção de respostas e textos;
segmenta adequadamente o texto em períodos e parágrafos;
emprega mecanismos de concordância nominal e verbal;
marca, no texto, a separação entre o discurso do narrador e a fala das personagens, utilizando adequadamente as marcas dessa separação (verbos de elocução, dois-pontos, travessão e aspas);
descreve imagens;
mantém a coerência textual na atribuição de título, na continuidade temática e de sentido geral do texto;
atende ao gênero de texto proposto, distinguindo seus elementos constituintes (quanto ao conteúdo temático, à construção composicional e ao estilo).
seleciona e relaciona adequadamente informações, argumentos e outros procedimentos de persuasão.
Em relação aos procedimentos de resolução de problema, será observado se o(a) aluno(a):
elabora estratégias válidas para resolver problemas de diferentes estruturas de pensamento matemático;
elabora um registro de maneira a comunicar de forma organizada o percurso completo de sua resolução;
verifica a compatibilidade do resultado encontrado;
escreve respostas finais coerentes com a solicitação do problema.
Em relação às estruturas de pensamento matemático, será observado se o(a) aluno(a):
relaciona as diferentes representações dos números racionais: decimal, fracionária, gráfica e percentual;
resolve problemas envolvendo operações com frações e porcentagens;
calcula o valor de expressões numéricas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão de números racionais positivos;
calcula o valor de potências com base racional e expoente inteiro;
identifica relações proporcionais em uma situação e as utiliza na resolução de um problema;
resolve problemas envolvendo operações com frações e porcentagens;
utiliza recursos algébricos para representar e resolver uma situação apresentada;
resolve equações de primeiro grau.
The learner CAN…
Speak intelligibly, with limited but effective command of phonological features such as word stress, individual sounds and intonation;
Narrate an experience (personal or not) while logically sequencing actions and events, and express the feelings that this experience may have given rise to;
Summarize the events of an incident, while sticking to their chronological order;
Convey another person’s statement or question, either by paraphrasing what was said or verbatim, in order to back up a justification or explanation;
Present problems of either personal or wider social interest coherently by providing enough information about its causes and (potential) consequences;
Put forth an opinion or take a stance in relation to an incident or issue (i.e. expressing agreement or disagreement), and support it with logical and concisely expressed justification;
Suggest a solution to a problem and express arguments for that;
Infer meaning from context as well as writer’s/speaker’s attitude and opinion in audiovisual materials and longer texts;
Write short narratives, informal letters/e-mails and short essays.
Topics
Consumerism
Slogans and their targets
Regional idioms
Culture shock
Eating habits
Medicine and vaccines
Literal vs. figurative language.
Lexical Structures
Linkers of addition
Linkers of contrast
Goods and services
Sales and marketing
Seem, look and appear
So and neither
Likely to and expected to
Dwellings and furniture
Health conditions, symptoms and ailments
Unless, as long as and in case for conditionals
Wish and if only
Feel, have and be
Grammar Structures
Causative have
Relative pronouns
Prepositional relative clauses
Noun suffixes: -full, -ment, -ion, -ity, -er, -or, -hood, -ism, -ist, -ness
Noun prefixes: anti-, dis-, in-, co-, extra-, fore-, mis-, mono-, bi-
Adjective suffixes: -y, -less, -able, -ible, -ful, -ish
Indirect questions
Participle clauses
En cuanto a las habilidades lingüísticas, el candidato al 9° año debe:
Comprender los principales aspectos de textos orales y escritos sobre temas conocidos, relacionados a estudios, intereses y rutina personal y reaccionar adecuadamente en esos contextos;
Producir textos orales y escritos coherentes sobre temas conocidos o de interés personal, tales como relato de planes y experiencias personales, descripción de acontecimientos, personas y lugares y expresión de opiniones y sentimientos;
Interactuar de forma espontánea y sencilla y mantener conversaciones sobre temas cotidianos
Funcionales y Comunicativos
Presentación personal y de personas del entorno
Interacciones cotidianas de clase
Los saludos más usuales de acuerdo con el contexto comunicativo
Variantes de tratamiento: registros formal e informal
Descripción de la rutina: estudio, deportes y actividades de tiempo libre
Expresión de gustos, preferencias y opiniones
Relato de experiencias personales y acontecimientos del pasado
Comparación de características de distintas épocas
Contenidos Lexicales
Espacio público y establecimientos
Las horas, los días de la semana y los meses
Estaciones del año y tiempo atmosférico
Viajes: alojamiento, actividades, atracciones, transporte
Estados de ánimo y sensaciones físicas
Ropas, calzados y complementos
Actividades de ócio
Gramaticales
Usos de los verbos estar, haber y tener para indicar la existencia o ubicación
Artículos y contracciones
Numerales
Morfología y usos del Presente de Indicativo
Morfología y usos de los pretéritos Perfecto, Imperfecto, Pluscuamperfecto e Indefinido del Indicativo
Verbos reflexivos y posición pronominal
Operadores argumentativos causales, consecutivos, finales, temporales, adversativos y concesivos
As avaliações diagnósticas visam conhecer o estágio do desenvolvimento do(a) estudante em relação aos conteúdos listados a seguir.
Selecionar procedimentos de leitura adequados.
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
Localizar informações explícitas em um texto.
Inferir uma informação implícita em um texto.
Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuam para sua continuidade.
Identificar relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação, da escolha de determinadas palavras e expressões, da ordem das informações etc.
Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
Relacionar o texto com suas condições de produção: gênero, formas de circulação, objetivos etc.
Identificar o tema de um texto.
Identificar a tese de um texto argumentativo.
Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc.) e semânticos (figuras de linguagem, por exemplo).
Articular a linguagem verbal com outras linguagens (fotografias, ilustrações etc.).
Estabelecer relações entre textos.
Produzir texto argumentativo, atendendo ao gênero proposto e considerando seus elementos constituintes (quanto ao conteúdo temático, à construção composicional e ao estilo).
Ater-se ao tema proposto e desenvolvê-lo.
Selecionar e relacionar adequadamente informações e argumentos.
Utilizar recursos expressivos de forma adequada e articulada levando em conta os efeitos de sentido pretendidos.
Manter a coerência textual, inclusive na atribuição de título.
Segmentar adequadamente o texto em parágrafos e períodos.
Estabelecer relações entre as partes do texto, evitando repetições e usando adequadamente elementos coesivos que contribuam para a continuidade do texto.
Grafar corretamente as palavras, obedecendo às normas da língua padrão.
Utilizar adequadamente a pontuação: no fim e no meio de frases; para isolar aposto, vocativo e adjunto adverbial antecipado.
Utilizar adequadamente os mecanismos básicos de concordância verbal e nominal.
Resolução de situações-problema envolvendo uma ou mais operações entre números reais.
Cálculo e simplificação de radicais.
Resolução de problemas envolvendo grandezas direta e inversamente proporcionais.
Cálculo percentual.
Noções de probabilidade de ocorrência de eventos simples.
Produtos notáveis.
Fatoração.
Resolução de equações e sistemas de equações de 1º grau.
Resolução de situações-problema envolvendo equações de 1º grau.
Propriedades angulares: soma dos ângulos internos de polígono, ângulos opostos pelo vértice, suplementares e complementares.
Polígonos: classificação, propriedades, áreas e perímetros.
Circunferências e círculos; perímetro e área.
Semelhança de triângulos.
Unidades de medida de diferentes grandezas: volume, massa, tempo, comprimento e área.
Relações entre medidas de grandezas expressas por razões entre outras duas: velocidade, densidade etc.
Leitura, construção e interpretação de gráficos de setores, de barras e de segmentos.
Cálculo e interpretação do valor médio de um conjunto de dados.
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
Identificar ideias principais e localizar informações explícitas em um texto.
Responder às perguntas sobre informações explícitas em textos.
Inferir uma informação implícita em um texto.
Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
econhecer diferentes pontos de vista em um texto.
Interpretar informações contidas em elementos visuais ou gráficos.
Estabelecer relação de causa e efeito entre eventos de um texto.
Identificar evidências de parcialidade e credibilidade da fonte.
Ater-se ao tema proposto e desenvolvê-lo.
Produzir texto narrativo, expositivo ou argumentativo, considerando seu conteúdo temático, sua organização textual e estilo.
Justificar ou defender sua tese ou opinião, oferecendo argumentos para sustentá-la.
Manter a coerência textual no desenvolvimento do texto.
Utilizar corretamente as estruturas gramaticais e vocabulário, incluindo ortografia.
Assumir uma posição e usar evidências para defendê-la.
Apresentar maneiras de resolver um problema.
Explicar uma sequência de processos ou eventos.
Apresentar hipóteses.
Comparar pontos de vista.
Selecionar procedimentos de leitura adequados.
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
Localizar informações explícitas em um texto.
Inferir uma informação implícita em um texto.
Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuam para sua continuidade.
Identificar relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação, da escolha de determinadas palavras e expressões, da ordem das informações etc.
Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
Relacionar o texto com suas condições de produção: gênero, formas de circulação, objetivos etc.
Identificar o tema de um texto.
Identificar a tese de um texto argumentativo.
Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc.) e semânticos (figuras de linguagem, por exemplo).
Articular a linguagem verbal com outras linguagens (fotografias, ilustrações etc.).
Estabelecer relações entre textos e entre linguagens artísticas.
Produzir texto argumentativo, atendendo ao gênero proposto e considerando seus elementos constituintes (quanto ao conteúdo temático, à construção composicional e ao estilo).
Ater-se ao tema proposto e desenvolvê-lo.
Selecionar e relacionar adequadamente informações e argumentos.
Utilizar recursos expressivos de forma adequada e articulada, levando em conta os efeitos de sentido pretendidos.
Manter a coerência textual, inclusive na atribuição de título.
Segmentar adequadamente o texto em parágrafos e períodos.
Estabelecer relações entre as partes do texto, evitando repetições e usando adequadamente elementos coesivos que contribuam para sua continuidade.
Grafar corretamente as palavras, obedecendo às normas da língua padrão.
Utilizar adequadamente a pontuação: no fim e no meio de frases; para isolar aposto, vocativo e adjunto adverbial antecipado.
Utilizar adequadamente os mecanismos básicos de concordância verbal e nominal.
Linguagem e língua.
Variedades linguísticas.
Teoria da comunicação e funções da linguagem.
Denotação/conotação.
Estrutura e formação de palavras.
Noções de fonologia: fonemas, vogal, semivogal, dígrafo etc.
Gêneros literários: épico, lírico e dramático.
Escolas literárias − contexto de produção, temas, recursos expressivos e expoentes: Trovadorismo, Humanismo, Classicismo e Quinhentismo.
Além do conteúdo programático para candidatos(as) ao 1° ano, os(as) candidatos(as) ao 2° ano devem saber:
Funções de 1º e de 2º grau: gráficos, raízes, propriedades.
Resolução de situações-problema envolvendo funções de 1º e de 2º grau.
Funções definidas por partes.
Função exponencial.
Logaritmos: definição e propriedades.
Resolução de problemas envolvendo funções logarítmicas e/ou exponenciais.
Progressões aritmética e geométrica.
Juros simples e juros compostos.
Relações métricas nos triângulos retângulos, teorema de Pitágoras.
Razões trigonométricas nos triângulos retângulos.
Resolução de triângulos quaisquer, lei dos senos e lei dos cossenos.
Inscrição e circunscrição de polígonos regulares.
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
Localizar informações explícitas em um texto.
Inferir uma informação implícita em um texto.
Identificar o tema de um texto.
Ater-se ao tema proposto e desenvolvê-lo.
Atender ao gênero de texto proposto (organização textual e registro).
Manter a coerência textual no desenvolvimento do texto.
Utilizar corretamente as estruturas gramaticais e vocabulário, incluindo ortografia.
Verbs and prepositions followed by gerund.
Phrasal Verbs.
Indefinite Pronouns.
Adjectives: Comparative and Superlative Forms.
Conditionals: First, Second and Third.
Reported Speech.
Prepositions.
Question Tags.
Selecionar procedimentos de leitura adequados.
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
Localizar informações explícitas em um texto.
Inferir uma informação implícita em um texto.
Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade.
Identificar relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação, da escolha de determinadas palavras e expressões, da ordem das informações etc.
Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
Relacionar o texto com suas condições de produção: gênero, formas de circulação, objetivos etc.
Identificar o tema de um texto.
Identificar a tese de um texto argumentativo.
Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc.) e semânticos (figuras de linguagem, por exemplo).
Articular a linguagem verbal com outras linguagens (fotografias, ilustrações etc.).
Estabelecer relações entre textos e entre linguagens artísticas.
Produzir texto argumentativo, atendendo ao gênero proposto e considerando seus elementos constituintes (quanto ao conteúdo temático, à construção composicional e ao estilo).
Ater-se ao tema proposto e desenvolvê-lo.
Selecionar e relacionar adequadamente informações e argumentos.
Utilizar recursos expressivos de forma adequada e articulada, levando em conta os efeitos de sentido pretendidos.
Manter a coerência textual, inclusive na atribuição de título.
Segmentar adequadamente o texto em parágrafos e períodos.
Estabelecer relações entre as partes do texto, evitando repetições e usando adequadamente elementos coesivos que contribuam para sua continuidade.
Grafar corretamente as palavras, obedecendo às normas da língua padrão.
Utilizar adequadamente a pontuação: no fim e no meio de frases; para isolar aposto, vocativo e adjunto adverbial antecipado.